quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Belém do Pará - Brasil

Olá, amigos e amigas visitantes.
Esta postagem é sobre a cidade de Belém - capital do Estado do Pará - Brasil, que em 12 de janeiro de 2016 completará 400 anos de fundação. Este blog antecipa o convite a todos que nunca estiveram em Belém a virem para as festas comemorativas de aniversário desta cidade de povo alegre e hospitaleiro, no próximo ano. Belém recebe sempre visitantes de toda parte dispensando a todos igual acolhimento, sem distinção, permitindo-lhes conhecer suas peculiaridades. 
Portal de entrada para a Amazônia Brasileira, Belém permite fácil acesso a diferentes municípios do estado, principalmente aos que desejam fazer turismo pela região e em especial no Estado do Pará visitar localidades com suas peculiaridades, conhecer regiões de ilhas fluviais com praias de água doce com ondas em movimento de marés pela influencia do oceano Atlântico. 
A Ilha do Marajó no delta amazônico divide-se em vários municípios que constituem uma regionalidade particular, daí a denominação marajoara. 
Um pouco mais distante a partir de Belém, em poucas horas  por via rodoviária chega-se ao litoral do estado em municípios com imensas praias oceânicas, muito frequentadas nos finais de semana, entre outras Ajuruteua, Marudá, Algodoal e Salinas. Na regão oeste do estado, viajando de de navio ou de avião até a cidade de Santarém, daí continua-se por rodovia ou barco fretado e sem demora chega-se ao local muito visitado por turistas de todo o mundo, a vila de Alter-do-Chão, com suas praias descobertas nos meses da baixa de nível do Tapajós, um dos rios mais belos do planeta. Em outros rios dessa região, como o Arapiuns, há também belas praias de fina areia branca. Contudo para quem decidir ficar na capital certamente haverá mais tempo para visitar seus atrativos públicos, entre outros citamos Museu Botânico Emilio Goeldi, Bosque Rodrigues Alves, Teatro da Paz, Museu da Arte Sacra, Casa das Onze Janelas, Mangal das Garças, Estação das Docas com seus restaurantes, sorvetes e cervejas regionais, Feira do Ver-o-Peso, Mercado de Peixe às margens da Baía de Guajará, Vila de Icoaraci com variados restaurantes, peixarias e feira de artesanato de cerâmica marajoara, Santuário e Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Catedral da Sé, Forte do Castelo e muitos restaurantes especializados em gastronomia regional destacada por sua tipicidade e variedade. Está feito o convite.
Salve amada Belém do Pará, cidade das mangueiras, perto de seus quatrocentos anos.
Um fraterno abraço belenense a todos.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário