sábado, 30 de julho de 2016

Apeú - Belas Lembranças - Luiz M F Maia


Apeú - Belas Lembranças

No sítio do já faz tempo
Na margem do Apeú
Da mata chegava cedinho
O canto do passarinho
Era tanta calmaria
Peixe e açaí todo dia

Na margem do Apeú
Cupuaçu não faltava
De manhã igarapé
Na brasa o pirarucu

Sol baixando o bate-bola
No campinho arranca toco
Gol de bicuda ou de sola
Sem tapa nem troca de soco

Pendurada na parede
Lamparina se acendia
Cada um atava rede
Logo cedo se dormia

Fogão de barro lá fora
          O carvão ainda aceso
Esquentava a sobra do dia

Às vezes depois do jantar
Histórias de assombração
Todos prestando atenção
Aos contos de arrepiar

Certa noite preparados
Todos prontos pra sair
Aonde vão sem avisar?
Pra festa em Macapazinho
          
Se é de gosto fica aí
Matinta-Perêra não tarda
Sem demora ouvirás
Seu assobio na mata
Guarda o fumo pra Matinta
Não vais cachimbar sozinho

Credo em cruz
Deus me defenda
Com todo respeito que tenho
A qualquer um encantado
Em feitiço não me empenho

Mas devido à circunstância
Pois dela quero distância
Faço até uma oferenda
Pra não ver Matinta ao lado

Aos pulos meu coração
Atrás da turma a caminho
Não me deixem aqui amigos
Dessa festa gosto tanto
Lá vou eu Macapazinho   

Nem morto fico sozinho
Pra ela não me seguir
Pra Matinta até deixei
Na janela um cigarrinho

Fui...             (Luiz Maia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário