terça-feira, 23 de abril de 2013

Neurastênico - Ronnie Cord, cantor brasileiro

Olá, amigos e amigas visitantes,
A composição hoje postada neste blog é da década de 50. Nessa época em que predominavam os boleros, os sambas-canções e os  choros, surgiu “Neurastênico” com sua letra por muitos considerada no mínimo “extravagante”. Para aquele tempo sim, porém nos dias de hoje não, viria como qualquer outra com um refrão no propósito de fazer-se ao gosto popular. A letra, por minha interpretação, traduz a angústia de alguém diante da abstinência de sexo antes do casamento, conforme o moralismo  arraigado na  sociedade daquele tempo.  Por mais que sofrendo duras críticas, “Neurastênico” conquistou a simpatia do público, tanto que demorou-se entre as primeiras ouvidas no rádio. Dos cantores que a gravaram, optei por Ronnie Cord, cantor de outros sucessos durante os anos da  jovem guarda. Seu nome verdadeiro era Ronald Cordovil. Faleceu em 1986 com apenas 42 anos de idade. Um abraço a todos.

Neurastênico

Composição: Betinho / Nazareno de Brito

Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Mas que nervoso estou
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Sou neurastênico
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Preciso me tratar ,
Senão
Eu vou pra Jacarepaguá
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Tão amoroso sou
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Quem já provou gostou
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Preciso me cuidar ,
Senão
Eu vou pra Jacarepaguá
Eu sei que elas me querem,
Mas é para casar
E eu digo que me esperem
Porque depois da festa ta-rá-ta-tá!
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Mas que nervoso estou
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Sou neurastênico
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Preciso me tratar ,
Senão
Eu vou pra Jacarepaguá
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Tão amoroso sou
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Quem já provou gostou
Bbbbbbbbrrrrrrrrrrrrrr!
Preciso me cuidar ,
Senão
Eu vou pra Jacarepaguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário